Defesa Civil emite alerta para tempestades, vendavais e granizo em parte do Estado; cidades da região estão em área laranja

Defesa Civil emite alerta para tempestades, vendavais e granizo em parte do Estado; cidades da região estão em área laranja

Fonte: Defesa Civil RS (Divulgação)

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu aviso hidrometeorológico para esta quinta-feira (19) diante da atuação de uma área de baixa pressão que favorece a ocorrência de tempestades no Estado. O alerta atinge principalmente as regiões Oeste, Missões, Noroeste e Centro.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o Centro de Monitoramento do órgão, os temporais podem provocar rajadas de vento acima de 90 km/h, podendo pontualmente superar 100 km/h, queda de granizo e chuva intensa.


Região em diferentes níveis de alerta

No mapa divulgado, municípios como Rosário do Sul, Santiago e Cacequi aparecem na faixa laranja, que indica condição de alerta. Já Santa Maria e cidades mais próximas estão em área amarela, classificada como atenção.

Até o início da manhã desta quinta-feira, não havia novo boletim meteorológico da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias de Santa Maria que advirta para riscos adicionais no município.



Avanço das instabilidades

Segundo a Defesa Civil, os temporais começaram ainda na madrugada no Oeste do Estado, com vento forte e granizo. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para as Missões, parte do Centro e do Noroeste, mantendo potencial para vento intenso e queda de granizo.

No Sul e na Campanha, a previsão é de chuva moderada a pontualmente forte, com trovoadas. Os acumulados podem variar entre 10 mm e 60 mm em 24 horas. Até o fim do período do aviso, são esperados volumes entre 10 mm e 40 mm na maior parte do Estado, podendo atingir pontualmente 60 mm nas áreas mais afetadas.

Para sexta-feira (20), a tendência é de instabilidades isoladas na metade Norte, com chuva moderada e eventual granizo.



Risco hidrológico e impactos

A condição hidrológica atual é considerada dentro da normalidade, com pontos isolados em níveis baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim. Mesmo assim, a Defesa Civil indica atenção para elevação rápida de arroios e pequenos rios, além de alagamentos pontuais em áreas urbanas, conforme a intensidade da chuva.

Rios de maior porte devem apresentar pequenas elevações, permanecendo entre os limiares de normalidade e atenção para inundação.


Temporal severo na Argentina

A instabilidade já provocou danos na Argentina. Na Autopista Córdoba–Rosario, mais de 10 veículos foram derrubados pela força do vento, causando bloqueios totais. Rajadas superiores a 120 km/h deixaram rastro de destruição entre Armstrong e Tortugas.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe as atualizações oficiais e evite áreas abertas durante tempestades, além de buscar abrigo seguro em caso de vento forte ou granizo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena de R$ 72 milhões e outras quatro loterias são sorteadas nesta quinta-feira; saiba como apostar Anterior

Mega-Sena de R$ 72 milhões e outras quatro loterias são sorteadas nesta quinta-feira; saiba como apostar

Com chance de pancadas de chuva durante o dia, quinta-feira amanhece com céu encoberto em Santa Maria Próximo

Com chance de pancadas de chuva durante o dia, quinta-feira amanhece com céu encoberto em Santa Maria

Geral